+

Histórico

Em 1974, com a reestruturação do Gabinete da Reitoria da Universidade Estadual de Maringá, é criada a Assessoria Técnica e de Planejamento da Universidade, por meio da Portaria nº 05/74-GRE.

Posteriormente, no ano de 1979, o Conselho de Administração da UEM aprova uma nova nomenclatura e estrutura para a Assessoria, que passa a ser chamada de Assessoria de Planejamento, com as seguintes gerências: de Planos e Projetos, de Racionalização e Modernização Administrativa, de Orçamento, de Convênios (Resolução nº 16/79-CAD).

Essa foi a estrutura do setor até o ano de 1990 (Resolução nº 302/90-CAD), quando novamente o Conselho de Administração aprovou a transformação das gerências em coordenadorias. Naquela ocasião a estrutura foi assim redefinida: Coordenadoria de Orçamento; Coordenadoria de Informações; Coordenadoria de Sistemas e Métodos, além da secretaria da Assessoria.

Novamente, em 1995, o Conselho de Administração altera a estrutura da Assessoria de Planejamento (ASP), absorvendo nela as competências da Assessoria de Convênios e Captação de Recursos (Resolução nº 092/95-CAD). A nova estrutura, que permaneceu vigente até o ano de 2019, era a seguinte: Coordenadoria de Orçamento; Coordenadoria de Sistemas e Métodos; Coordenadoria de Planos e Informações; Coordenadoria de Projetos e Convênios, além da Secretaria.

Finalmente, em junho de 2019, o Conselho Universitário da UEM aprovou a extinção da Assessoria de Planejamento e a criação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Resolução nº 005/2019-COU), estruturada em torno de 3 Diretorias – de Projetos e Convênios, de Planejamento e Orçamento, e de Desenvolvimento Institucional, além de sua Secretaria.

Com isso, a partir deste ano de 2019, a Universidade Estadual de Maringá passa a contar, em sua estrutura institucional, com sua sexta pró-reitoria.